sábado, 30 de junho de 2007

Nélson acredita que pode ser titular porque confia no seu valor

Nélson chegou esta noite a Lisboa vindo de Cabo Verde, de onde é natural, e das férias trouxe o melhor. «Penso que as energias foram repostas e estou pronto para dar início à nova época», começa por dizer Nelson, à chegada ao Aeroporto.
O regresso ao trabalho é já na segunda-feira bem cedo e, depois de recuperado fisicamente, o lateral do Benfica acredita que vai entrar com o pé direito. Será, então, que conhecerá as novas caras da sua equipa e os concorrentes ao seu lugar - Zoro e Sretenovic são centrais, mas também jogam na direita da defesa -, algo que não o preocupa, pois confia na sua valia.
«Provar o meu valor não. Sei o valor que tenho e sinto que a equipa técnica do Benfica tem confiança em mim. Tenho é de fazer melhor que no ano passado. Trabalho sempre no limite e espero que este ano as coisas me corram melhor a mim e ao Benfica. É isso que espero, que consiga fazer uma época mais regular e ajude o Benfica a conseguir os seus objectivos», defende o jogador, que, confessa nada saber sobre a concorrência: «Por acaso não conheço nenhum...»
Mas independentemente de quem chega, Nélson diz que é preciso que sejam jogadores com uma palavra a dizer dentro de campo. Todos saem beneficiados com a qualidade, em especial o Benfica, considera o jovem lateral.
«Quanto mais bons jogadores chegarem ao Benfica para que as coisas corram melhor e com maior tranquilidade... No ano passado tínhamos uma boa equipa, mas infelizmente não conseguimos alcançar os nossos objectivos. Com os reforços que temos este ano, acho que com dedicação e muito trabalho conseguiremos chegar onde queremos.»
Conquistar o campeonato nacional é um objectivo permanente do Benfica e Nelson não o esquece: «Acho que a responsabilidade é sempre a mesma, mas o Benfica não pode passar muitos anos sem ganhar um título. Na época anterior o nosso objectivo era ser campeões, não conseguimos e este ano vamos entrar com mais força para tentar ser campeões.» A participação nas competições europeias também figura entre as obrigações dos encarnados, meta que Nélson está confiante de poder ser alcançada. «Vamos fazer tudo e trabalhar o melhor possível para podermos entrar bem na pré-eliminatória, pois o nosso objectivo é participar na Liga dos Campeões. Penso que vamos estar aptos e em condições de dar o máximo», conclui o jogador.

Zoro já chegou a Lisboa

O marfinense Zoro, reforço do Benfica para a época 2007/08, chegado este sábado a Lisboa, acabou por sair do aeroporto da Portela duas horas depois da aterragem, devido a um problema com a sua bagagem, que não chegou no voo. Visivelmente cansado e aborrecido com a situação, o jogador saiu sem as malas, mas acedeu, ainda assim, a deixar algumas palavras aos jornalistas que o esperavam. «Estou contente penso que a minha chegada será bem-vinda e vou dar tudo dentro de campo e ainda o meu coração pelo Benfica», começou por dizer. Ao ser-lhe perguntado se se sentia preparado para o que ia encontrar na Luz e na Liga portuguesa, Zoro usou uma metáfora agressiva, a traduzir o seu estado de espírito: «Quando se vai para uma guerra levam-se todas as armas. Estou preparado para ganhar, sei que este é um grande clube que tem de estar sempre na frente e ganhar o campeonato.»
A concorrência no sector defensivo é algo que não inquieta o jogador, que prefere apelar ao espírito de grupo: «No Benfica não há concorrência. Juntos ou separados, os jogadores têm de dar o máximo para ajudar e mesmo quem não joga tem a obrigação de dar o seu melhor contributo», afirmou.

LFV só quer que: "a transparência no futebol português seja uma realidade"

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, pediu hoje que na próxima época "a transparência no futebol português seja uma realidade" e "existam condições para que as provas não estejam sob o manto da suspeição".
O líder máximo do Benfica revelou os seus desejos na inauguração de uma casa do Benfica, em Trancoso. Ainda durante o evento Vieira dirigiu algumas palavras aos seus homólogos: "Esperamos que as estruturas do nosso futebol sejam rigorosas e exigentes no cumprimento das regras".
Passou, então ao "ataque": "o que se passou no futebol português é muito grave! Não será apagado, esquecido, ou colocado na gaveta. Não vale a pena virem com discursos, apelos à Senhora Divina, ou sacudirem a água do capote."
E garantiu: "Branquear o que se passou é conversa gasta. E não nos venham mostrar papéis velhos e gastos. Não nos venham dar lições sobre viagens, sobre relações com a comunicação social, porque não nos vão calar".
Já sobre a equipa de futebol vincou: "É tempo de se renovarem expectativas, ambições, mas no Benfica há algo que nunca muda que é vencer sempre".

Fernando Santos não vai permitir atrasos

Fernando Santos não vai permitir qualquer excepção e todos os jogadores do Benfica disponíveis terão que apresentar-se segunda-feira no centro de estágio do Seixal. Para o técnico não existe qualquer margem de adiamento, a não ser, obviamente, para os atletas que se encontram em competição.
O caso mais falado nos últimos dias foi o de Léo. O defesa está em Campos, no Brasil, tentando resolver problemas relacionados com a doença grave da mãe, dona Ângela, que há sensivelmente um mês sofreu um derrame cerebral. Depois de ter solicitado apresentar-se em Lisboa uma semana mais tarde, o jogador não vê assim o seu pedido aceite, tendo que deslocar-se para Lisboa nas próximas horas.
O trabalho de Fernando Santos já estará condicionado por algumas ausências – David Luiz e Fábio Coentrão no Campeonato do Mundo Sub-20, no Canadá, e Cardozo na Copa América, na Venezuela – e o engenheiro quer ter o máximo de jogadores à disposição para arrancar em força na preparação da nova temporada.
No início de Agosto joga-se a pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, o primeiro grande objectivo encarnado, e na Luz pretende-se tudo menos facilitar.

Exemplo da época passada
A equipa técnica das águias ainda não esqueceu o sucedido na época transacta, quando, devido ao Campeonato do Mundo, os internacionais do plantel do Benfica se apresentaram mais tarde.
Para além dos reforços contratados já no decorrer dos trabalhos, também a ausência de futebolistas como Nuno Gomes, Petit, Simão ou Luisão condicionou de forma importante o modo como o Benfica se apresentou aos testes e à competição.
Contingências que podem ter custado, por exemplo, o título nacional.

Miccoli à espera de propostas

Fabrizio Miccoli ainda não acertou com a Juventus o seu futuro, mas sabe que o Benfica continua empenhado em contratar o avançado italiano. Empréstimo de mais um ano continua a ser o objectivo dos encarnados, que contam com a vontade do jogador para equilibrar a disputa com outros pretendentes, nomeadamente o Palermo. Enquanto isso, Miccoli goza férias com a família e vai esperando que o telefone toque.
A imprensa italiana avançou ontem que a Juventus tem tudo bem encaminhado para colocar Miccoli no Palermo, mas o jogador, numa curta entrevista ao programa stadionews, desmentiu que já exista entendimento.
«Disse ao meu empresário para me ligar logo que houvesse novidades sobre o meu futuro, mas ainda não recebi qualquer telefonema, o que me faz pensar que as negociações continuam em aberto», explicou Miccoli, que além do Palermo também terá à perna o Nápoles e outros clubes fora de Itália, como é o caso dos alemães do Wolfsburgo, que chegaram a apresentar uma proposta concreta em Turim.
O cenário não parece favorável ao interesse do Benfica, mas o clube português desde o início desta operação que conta com um trunfo muito importante, a vontade do jogador.

Resistir à pressão

José Veiga, que lidera esta tentativa de resgate do jogador à Juventus, fala frequentemente com Miccoli e o seu empresário, Francesco Caliandro ( que ontem também desmentiu o acordo com o Palermo), na tentativa de que o jogador resista a outras propostas e também à pressão da família, que deseja que Miccoli fique a jogar em Itália.
Miccoli, recorde-se, jogou no Benfica nas duas últimas épocas e mantém com os adeptos encarnados uma relação apaixonada. Esse é outros dos factores que convenceu o Benfica a apostar no pequeno bombardeiro para reforçar o ataque.
O primeiro objectivo é conseguir o empréstimo de Miccoli por mais um ano, mas a possibilidade de compra do passe também poderá ser colocada em cima da mesa.
«O meu futuro é incerto e, neste momento, penso apenas em gozar mais um pouco as férias com a minha família e ficar à espera de novidades», disse Fabrizio Miccoli.

Parabéns Vanessa Fernandes

A portuguesa Vanessa Fernandes arrecadou este sábado, pela quarta vez consecutiva, o título europeu de triatlo, ao vencer a prova para elites femininas integradas nos campeonatos a decorrer em Copenhaga.
A atleta do Benfica terminou a prova com 46 segundos de vantagem sobre a mais directa perseguidora, a austríaca Kate Allen, surgindo logo depois a suíça Nicola Spirig, com mais dois segundos.
Na prova também esteve presente Anais Moniz (Belenenses), que terminou na 24.ª posição, a 6,44 minutos de Vanessa.

Racing na justiça por Bergessio

As ondas de choque da transferência de Gonzalo Bergessio para o Benfica ainda se fazem sentir na Argentina. Os dirigentes do Racing Avellaneda afirmam que o clube foi lesado pelos donos do passe do jogador e estão a estudar a possibilidade de fazer entrar um processo nos tribunais civis.
De acordo com os responsáveis do emblema “blanquiceleste”, estes ignoraram o direito de opção que alegadamente teriam na aquisição dos direitos desportivos do avançado e partiram para as negociações com o Benfica sem os consultar.

Dívidas decisivas
Fontes próximas do jogador, todavia, defendem a posição dos investidores e afirmam que as crescentes dívidas que o clube das pampas tinha para com os detentores do passe foram decisivas no curso de todo o processo que acabou por conduzi-lo para a Luz.
Com isto, o Racing está a estudar a possibilidade de ir para tribunal mas apenas como uma das respostas, tendo já feito saber que está no mercado para encontrar já um substituto à altura para o homem que esta época alinhará de águia ao peito.

Duas semanas de estágio no Seixal

Está tudo pronto em termos de planificação para o arranque da temporada do plantel comandado por Fernando Santos.
Os jogadores apresentam-se na segunda-feira, logo pela manhã, no Seixal para os indispensáveis exames médicos que irão prolongar-se pelo resto do dia. O ponto alto será o primeiro treino da nova época, agendado para 18.15 horas, o único aberto ao público, o que seguramente chamará muitos adeptos.
Antes disso, ao final da manhã, lugar à apresentação dos novos equipamentos, onde a maior novidade residirá no equipamento alternativo, cor-de-rosa.
Este será igualmente o dia em que serão oficialmente apresentados alguns dos reforços para a nova época, casos de Bergessio, Zoro e Sretenovic. Cardozo e Fábio Coentrão chegarão mais tarde, por se encontrarem ao serviço das selecções na Copa América e no Campeonato do Mundo de sub-20, respectivamente.
O estágio do Benfica, que esta época decorrerá no Caixa Futebol Campus do Seixal, rompendo com a tradição dos últimos anos, que levou invariavelmente o Benfica para a Suíça, até dia 14 de Julho. Sessões de treino bidiárias e jogadores em regime de internato colocarão à prova a logística do centro de estágio que foi inaugurado há precisamente um ano.

Comentário de Ricardo Araújo Pereira sobre os novos equipamentos do Benfica

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Sretenovic começa 2ª-feira a tentar convencer Fernando Santos

Sretenovic vai apresentar-se ao serviço do Benfica na segunda-feira, data que marca o regresso dos encarnados ao trabalho... mas pode não ficar. Isto porque no Seixal o central sérvio de 22 anos, que ainda vai começar realizar testes médicos, terá a pré-época para convencer Fernando Santos de que é uma mais-valia para a equipa.
O defesa encontra-se já em Lisboa, depois de ter rescindido com o RAD Belgrado, e acordou com os encarnados um contrato para as próximas quatro temporadas.

Rui Costa: «Benfica vai ter o Rui de sempre, para os que gostam e os que não gostam»

O Rui Costa de «sempre». O médio do Benfica promete manter elevada a fasquia a que habituou os adeptos no regresso à competição, depois de ultrapassados os problemas físicos que o limitaram grande parte da última temporada. À margem do torneio que recebe o seu nome e que iniciou esta sexta-feira, o experiente jogador não tem dúvida de que o Rui Costa continua orgulhoso e determinado.
«O Benfica vai ter o Rui que sempre teve, para os que gostam e para os que não gostam. Será sempre um Rui determinado, com muita vontade de jogar e com o maior orgulho por representar aquele clube. Quero fazer tudo para que o Benfica possa sair no final da época com vitórias e um saldo positivo», começou por dizer.
Rui Costa não vai poupar esforços na preparação da nova temporada e recusa considerar que não teve idêntico empenho na anterior. «Não posso admitir uma coisa dessas, porque isso quereria dizer que eu tinha preparado mal a época passada. No ano passado tive um azar muscular, o qual me condicionou para toda a época e nada pude fazer. Vocês conhecem a história toda.»
Recentemente Fernando Santos defendeu publicamente o experiente jogador, manifestando na altura o desejo de ter «mais» Rui Costa na época que se avizinha. «É um estímulo. Melhor que ninguém, ele sabe a vontade que eu tenho de estar presente e fazer as coisas bem. Trabalha comigo todos os dias, mesmo quando estive lesionado, e percebia a tristeza que eu tinha por estar fora dos relvados. Estou convicto, aliás, estou certo que ele não o disse no sentido negativo da palavra, mas sim com o desejo que eu não tenha o azar que tive no ano passado. E que possa contribuir durante o ano inteiro, e não apenas no princípio e no fim», reage o médio.
Rui Costa foi novamente confrontado com as declarações de Joe Berardo e, mais uma vez, evita o choque frontal, lembrando apenas que os benfiquistas não podem questionar a sua dedicação à causa encarnada: «Magoado com as palavras? Já me recuperei totalmente, estou bem e parto cheio de vontade, de força. Incomodado, não. Eu estava de férias, não foi uma guerra que eu comprei. Ficaria incomodado se tivesse de mostrar aos benfiquistas o orgulho e o prazer que tenho por representar este clube. Mas como todos os benfiquistas sabem como eu sinto o clube, não tenho de justificar nada.»

Benfica contra as alterações na Liga

Paulo Gonçalves, representante dos «encarnados» na reunião da Liga, esclareceu que o Benfica é contra o possível alargamento do campeonato sem se perceber o «objectivo» do mesmo e por não estar devidamente «fundamentado».
«O Benfica recusa-se a discutir esta ou outra proposta que não esteja minimamente fundamentada e que não se vislumbre qual o objectivo da mesma», afirmou Paulo Gonçalves.
O dirigente do Benfica alerta também que outras decisões, como os castigos para grandes penalidades e golos simulados, irá provocar uma grande «instabilidade» no futebol nacional: «quero alertar que foram tomadas aqui deliberações que vão ser muito complicadas e que vão agitar muito o futebol português na próxima temporada. Não tenham dúvidas que as decisões aqui tomadas vão criar muita instabilidade.»

Drulovic diz que novo reforço do Benfica é bom

O antigo jogador de FC Porto e Benfica já trabalhou com Sreten Sretenovic, defesa sérvio que vai assinar contrato válido por quatro épocas com o Benfica. Drulovic salienta que se trata de um jogador rápido, forte na marcação, ideal para jogar num sistema de três centrais.
Foi ao RAD Belgrado que o Benfica resgatou Sretenovic, o mesmo clube onde Drulovic esteve a apurar a forma há dois anos, pouco antes de ter decidido enveredar a carreira de treinador.
«Na altura era uma grande promessa do futebol sérvio, por isso acredito que tenha evoluído», começou por dizer o antigo jogador de FC Porto e Benfica sobre o seu compatriota.
«É bom na marcação e, devido à sua altura, joga bem de cabeça. Normalmente actua pelo corredor direito, apoiando muito bem o ataque, sendo bom para um sistema de três centrais», considerou ainda Drulovic.

Nuno Assis motivado para a próxima época

O castigo de Nuno Assis está a terminar – aconteceu devido a um controlo antidopagem positivo –, pelo que o médio está perto de voltar à competição, praticamente um ano depois. O jogador confessou que viveu uma situação "muito complicada" e, além de negar que tenha tomado algo, acusa Laurentino Dias de tudo ter feito para puni-lo: "O secretário de Estado entrou no caso e pensou apenas em ganhar."
A ausência do jogador foi bastante lamentada por Fernando Santos, o que deixa Nuno Assis motivado para 2007/08. "Faz bem ao ego e dá um moral enorme para começar a época", atirou, não se mostrando preocupado com a concorrência no meio-campo. "O Benfica está a reforçar-se bem, tem muitos e bons jogadores para a minha posição, mas quero ser titular. "
Nuno Assis defende que Nuno Gomes deve continuar na Luz, considerando que uma eventual saída do avançado seria uma "enorme perda" para o Benfica e sublinhando ainda a sua vontade de conquistar o título. "Os atletas querem que o Benfica seja campeão, tal como os adeptos. e penso que isso vai acontecer este ano", disse, à Rádio Renascença, reiterando a sua opinião, horas depois, na SIC.

Marcel deixa aviso a Bergessio e a Cardozo

Emprestado ao São Paulo até Dezembro, Marcel continua a seguir as notícias que vêm da Luz. Cardozo e Bergessio, especialmente o primeiro, merecem o aval positivo do avançado que não conseguiu vingar-se na Luz por, segundo argumento do próprio, não ter começado logo a marcar golos de águia ao peito.
Desejando “toda a sorte” aos reforços, o ponta-de-lança avisa: “Se não conseguirem mostrar o valor rapidamente, torna-se complicado. Eles têm de começar bem. Torço pelo sucesso deles e que entrem bem, caso contrário será muito difícil.
Quando a equipa consegue ganhar a massa associativa do Benfica jogamos sob um ambiente fantástico. Agora, quando o avançado não marca logo de início fica bastante complicado”. Realçando a empatia que se criou em jogadores como Miccoli e Mantorras e os adeptos o brasileiro acrescenta: “Quem sabe, eu ainda vou conseguir isso. No Benfica, dado o grau de exigência, é preciso triunfar logo. Eu não marquei de imediato, saí da equipa e, sem jogar regularmente, acabei por aceitar o convite do São Paulo”.

Dezembro à espreita

Quando terminar o período de empréstimo Marcel vai regressar à Luz para resolver o futuro. A única certeza que tem é que em Portugal só jogará de águia ao peito.
“Em Portugal só no Benfica. Se isso não acontecer vou para outro clube de topo e eu quero disputar títulos, não quero voltar a lutar para não descer. De qualquer forma só penso no São Paulo, pois estou a trabalhar bem aqui. Vou esperar, pois ainda tenho dois anos de contrato com o Benfica. Se voltar não terei problemas, pois sei como funciona a direcção e os adeptos. Estarei mais preparado agora que na primeira vez”, acrescenta.
Tal como Derlei, o avançado do São Paulo chegou à Luz em Janeiro e pagou a factura. “É sempre complicado quando entramos a meio. Como eu disse, é preciso mostrar logo rendimento e, num avançado que vive de golos, a pressão é maior.”

Anderson quer sair

“Quero sair! Já comuniquei a vontade a quem manda, não consigo mais!”
Ainda de férias em São Paulo, o central chega a Lisboa na segunda-feira, mas adopta já um discurso que soa a despedida. “Possuo um carinho especial pelo Benfica. Nada tenho a apontar ao clube, à estrutura, aos colegas e à cidade, mas necessito de seguir a minha vida. Prefiro sair, penso ser essa a melhor solução”, refere, nomeando o ponto negativo da carreira na Luz: “Fico feliz por saber que Santos conta comigo, mas é melhor sair. Nunca joguei na minha posição, esse é o principal problema.”
O jogador indica que este discurso não é moldado por um convite que tenha em carteira. “Não sei para onde vou. Se não existir hipótese de continuar na Europa estou disponível para regressar ao Brasil, por empréstimo ou em definitivo.”

Ricardinho já sonhava

Quando desceu para o pequeno-almoço, ontem de manhã, no hotel onde estagia a Selecção Nacional de futsal, Ricardinho foi surpreendido pela notícia na primeira página de Record e pelos comentários dos colegas. Já sabia da possibilidade de vir a ter uma oportunidade no plantel de Fernando Santos, mas não a esperava estampada. O telefone tocava sem parar e do Estádio da Luz prontamente vieram instruções para não comentar o tema – e assim desligou o telemóvel e evitou alongar-se sobre o assunto, depois, no breve contacto matinal com a imprensa, por ocasião do treino.
O Benfica desmentiu ontem, em comunicado, sequer ter sido discutida a possibilidade de Ricardinho ser testado no estágio de pré-época. O nosso jornal, contudo, apurou que o assunto esteve em cima da mesa nos últimos dias, tanto na liderança da SAD como das modalidades. Ao jogador foi transmitido que o seu sonho de criança poderia estar próximo de realizar-se e, segundo informações recolhidas, a marca de equipamentos desportivos que patrocina o atleta até já tinha uma encomenda de calçado especial para relva, necessário para os treinos no Seixal.
O Benfica, no entanto, recuou. E, apurámos, fê-lo depois de Luís Moreira, responsável pelo futsal dos encarnados, ter perguntado a Ricardinho se estaria na disposição de aceitar o desafio; fê-lo depois de Rui Águas – novo elemento na estrutura do futebol – ter recolhido informações sobre o jogador; fê-lo depois de o esquerdino ter comentado com alguns familiares que podia vir a ter a possibilidade de resolver a frustração nascida da dispensa do FC Porto.

Vingança e raiva. Foi depois de 15 dias à experiência nos iniciados dos dragões que Ricardinho acabou dispensado. “Ficou frustrado, foi o desabar de um sonho mas acabou por ser uma forma de se ligar ao futsal, por vingança, por raiva”, disse-nos Carolina Silva, treinadora que o levou às Antas. “Se calhar não o devia ter feito, na altura não se apostava tanto na formação e só pensavam em ganhar; foi dispensado por ser pequeno.”

Benfica contratou Sretenovic

Sreten Sretenovic está em Lisboa com o Benfica como destino. O defesa sérvio chega como jogador livre, depois de ter rescindido com o RAD Belgrado. Por agora, dá conta do seu entusiasmo.
«O Benfica é uma grande equipa. Lisboa é uma cidade também muito bonita. Já me apercebi da grandeza do clube e da cidade», afirmou Sretenovic esta sexta-feira, evitando mais informação sobre as negociações com o Benfica.
«Estou muito feliz, mas não posso falar muito mais», afirma. Sretenovic, que tem 1,92 metros e joga a central ou a lateral-direito, espera de resto convencer Fernando Santos: «Não gosto de me avaliar, quero mostrar em campo e convencer o treinador.» Quem o conhece descreve-o como rápido e com bom posicionamento.
Antes de rumar a Portugal, o defesa trocou impressões com Drulovic sobre o Benfica e o futebol português.
Sretenovic está em Portugal acompanhado dos empresários Nikola Jokisic e Oscar Dias, tendo jantado na quinta-feira, com Paulo Gonçalves, administrador da SAD do Benfica.
Jokisic, que jogou no Nacional, União e Machico e ainda tem casa na Madeira, é o representante de Sretenovic. Viu o defesa pela primeira vez num treino da selecção de sub-18 da Sérvia e Montenegro e ficou impressionado.

Miccoli à espera de novidades

Fabrizio Miccoli continua com o futuro incerto. A La Gazzetta dello Sport noticia esta sexta-feira que o avançado italiano está cada vez mais perto do Palermo, mas o jogador garante que ainda está à espera de novidades.
«Disse ao meu empresário para me ligar logo que houvesse novidades sobre o meu futuro, mas ainda não recebi qualquer telefonema. Logo, acho que as negociações continuam a decorrer», afirmou Miccoli, em entrevista à stadionews.
«O meu futuro está, assim, incerto, por isso nesta altura vou gozar mais um pouco de férias com a minha família à espera de novidades», disse ainda o pequeno bombardeiro, que tem mais três anos de contrato com a Juventus.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

AEK já não quer Manu

Ao que tudo indica, Manú não será jogador do AEK de Atenas na próxima temporada. O jogador benfiquista esteve muito perto de vestir a camisola do emblema grego, mas o acordo não se consumou, e a situação do jovem encarnado continua por resolver. Fernando Santos não está na disposição de incluir o extremo no plantel, e este pretende jogar com maior regularidade, mas quer salvaguardar o seu futuro. O clube onde actua Manduca chegou a acordo, ontem, com o médio-direito Aris Papa, e, assim sendo, o camisola 18 da Luz foi descartado. Manú pretendia uma solução consistente para dar sequência à sua carreira, depois de ter sido pouco utilizado, na última temporada, por Fernando Santos. Apesar de o técnico encarnado acreditar nas suas potencialidades, a verdade é que o jogador não se enquadra no esquema táctico privilegiado por Fernando Santos e, por isso mesmo, os encarnados tentam encontrar uma solução para o jogador. Caso não se verifiquem avanços nos próximos tempos, Manú admite continuar de águia ao peito, mesmo que isso o obrigue a somar poucos minutos de competição.

Lázio quer Karagounis

Karagounis tem mais um emblema italiano na corrida pelos seus serviços. Génova e Palermo querem ver os respectivos sectores intermediários reforçados com a qualidade do internacional grego, mas, a estes dois emblemas, o empresário do camisola 26, Roberto Calenda, junta outro: a Lázio. O representante do jogador sugeriu ontem à Imprensa italiana que o clube transalpino também se juntou à corrida por Karagounis, sendo certo que o médio vê com bons olhos o regresso a um dos campeonatos mais competitivos do planeta, onde já alinhou pelo Inter de Milão.O centro-campista já deu a conhecer as suas intenções à SAD encarnada, que, por sua vez, não está disposta a contrariar a sua vontade. O principal problema é o valor do passe, pois o emblema da Luz não quer perder dinheiro com o negócio.

Marc Zoro: "Vou preparado para vencer num dos maiores da Europa"

Marc Zoro já faz as malas para regressar a Lisboa e se apresentar às ordens de Fernando Santos. Na bagagem, o reforço encarnado traz muita vontade de brilhar com o emblema da águia ao peito e garante, que está pronto a amealhar os primeiros títulos da sua carreira. "Vou preparado para vencer, sabendo que vou para um clube da dimensão do Benfica, um dos maiores da Europa", atirou, apressado, o defesa-central, que só procura não descurar qualquer pormenor antes de regressar a Portugal em definitivo.
"Estive de férias, descansei bem e agora espero começar bem, a trabalhar com os meus novos companheiros na próxima segunda-feira", anseia o futuro camisola 17 do emblema encarnado, que não vê a hora de pisar novamente o relvado da "Catedral". "Já tive oportunidade de ir a Lisboa algumas vezes e também já conheci o estádio, que é lindo. Já sei que o Benfica tem excelentes adeptos e que o ambiente no Estádio da Luz é excelente."

Ricardinho não é hipótese para o plantel do Benfica

A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, emitiu um comunicado, esta tarde, para esclarecer que nunca equacionou a participação de Ricardinho na pré-época da equipa de Fernando Santos.
«A participação do jogador da equipa de futsal do S.L.Benfica, Ricardinho, nos trabalhos da pré-época do plantel profissional, nunca foi equacionada», pode ler-se no comunicado.

Léo pede para integrar pré-época mais tarde

Léo vai pedir a Fernando Santos para integrar uma semana depois do previsto os trabalhos de pré-época do Benfica, cujo início está marcado para a próxima segunda-feira.
O defesa gostaria de ficar mais uma semana no Brasil, para acompanhar a evolução do estado de saúde da sua mãe. «A situação está um pouco complicada. Terei de pedir autorização ao Benfica e ao Fernando Santos para regressar um pouco mais tarde. Não tive férias, tenho estado numa luta tremenda com a minha mãe. Gostaria de ter mais uma semana», disse Léo na Renascença.
O defesa acredita que poderá contar a compreensão de Fernando Santos no momento delicado que atravessa. «Vou falar com o meu treinador, que esteve sempre no meu lado e é uma pessoa em quem confio muito», sublinhou.

Bergessio rejeitou proposta do racing

O Racing Avellaneda tentou seduzir Bergessio com um contrato de 520 mil euros por época, mas esbarrou na vontade do avançado, já comprometido com o Benfica por quatro épocas.
De acordo com a imprensa argentina, Bergessio ter-se-á reunido ontem com a direcção do Racing, recusando um proposta que o colocaria entre os mais bem pagos do futebol argentino e, de longe, do plantel.
A vontade dos dirigentes do clube argentino para «segurar» o jogador era de tal ordem, que propuseram o pagamento de 300 mil euros logo na assinatura do contrato.
Bergessio, porém, mostrou-se sempre irredutível. «Oferecemos uma quantia importante, um contrato altíssimo, à altura de um Verón. Mas parece-nos que o Bergessio não quer continuar no Racing», confidenciaram fontes do clube ao diário Clarín.
Bergessio é esperado sábado em Lisboa, para realizar exames médicos e assinar um contrato válido por quatro épocas com o Benfica, que custará aos «cofres» da Luz 2,5 milhões de euros por 50 por cento do passe.

Simão e Nuno entram nas contas de Fernando Santos

O defeso tem sido aproveitado pelos responsáveis do Benfica para efectuar reajustes no plantel, estando asseguradas várias contratações e também algumas saídas.
A respeito deste último capítulo, apesar do interesse de grandes emblemas em algumas das figuras do Benfica, Fernando Santos fez questão de salientar que conta com duas delas: Simão e Nuno Gomes.
“Nunca ouvi falar sobre isso”, respondeu o treinador, quando confrontado sobre se o capitão continuaria na Luz. “Faz parte do plantel, e não vou comentar o que quer que seja”, afiançou.
Em relação a Nuno Gomes, o técnico declarou: “É um jogador com que conto no plantel e faz parte do plantel. Todos sabem o que penso em relação a ele. Não é uma questão que se deva colocar neste momento.”
A finalizar, confirmou que o dossiê Miccoli “é um assunto que tem de ser tratado com serenidade e por quem de direito, e quem de direito é o presidente”.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Anderson quer jogar à direita

Giuliano Bertolucci, empresário de Anderson, afirmou, em declarações, que o defesa-central irá permanecer mas, Anderson, por seu turno, deixou todos os cenários em aberto, reforçando, todavia, a ideia antiga de que, se não jogar sobre a direita, prefere repensar o seu futuro, algo que contraria a versão do empresário. "Se for para ter oportunidade de jogar na minha posição, tudo bem, não me importo de continuar, mas, se não for dessa forma, não quero mais. Não quero jogar encostado à esquerda. Prefiro, então, resolver alguma coisa com a Direcção do Benfica", declarou à Rádio Renascença. O camisola 3 admitiu ter vontade de regressar ao seu país natal, onde diz "ser muito respeitado". Anderson colocou, deste modo, três hipóteses para o seu futuro: "permanecer no Benfica", com o qual tem contrato até 2010, "ir para outro clube da Europa", ou "regressar ao Brasil". Por agora, certo é que se vai apresentar na Luz na próxima segunda-feira, para o recomeço do trabalhos.

Ex-treinador de Bergessio diz que é um bom reforço

O último treinador de Bergessio no Racing de Avellaneda, Gustavo Costas, não tem dúvidas: o emblema da Luz acaba de garantir o concurso de um "grande jogador". Resignado com a perda de um dos avançados que mais gostaria de segurar, o técnico já fala mesmo no passado quando se refere ao ponta-de-lança e garante que o seu antigo jogador "tem grande potência". "O Bergessio é um avançado com grande espírito de sacrifício, que sai muito bem com a bola nos pés. É muito forte", analisa Gustavo Costas, que chegou ao clube no final de Abril deste ano, numa tentativa de evitar que o Racing de Avellaneda se afundasse nos últimos postos do Torneio Clausura.E, apesar de esclarecer que Bergessio "não é um típico jogador de grande-área", o técnico explica que um dos pontos fortes do avançado recentemente assegurado pelo emblema da Luz é conseguir "encher toda a frente de ataque": "Corre muito e desgasta qualquer defesa. É um excelente jogador, tem grande utilidade e, além disso, também é um bom finalizador." O treinador do emblema argentino sublinha que o seu ex-comandado "é um elemento útil a qualquer equipa", até porque "dá sempre muito à equipa". A adaptação ao futebol do Velho Continente, essa, será fácil. "Não terá problemas. É um jogador que está a crescer, tem grande qualidade e margem de progressão. Além disso, tem grande personalidade", concretiza, sem medo de afirmar que Bergessio "é um reforço importante para o Benfica".

Manu na expectativa e Paulo Jorge sem propostas

Manú ainda aguarda por um contacto do responsáveis encarnados para conhecer o seu futuro. As propostas do AEK (empréstimo por um ano, com opção de compra ou venda a troco de 500 mil euros) continuam sem resposta por parte do emblema encarnado, e o extremo-direito espera impacientemente por uma definição. Manú gostava de permanecer na Luz, mas também quer jogar com mais regularidade e, por isso, não fecha a porta a uma eventual saída. "Não fomos ainda contactados. O Manú é atleta do Benfica e vai apresentar-se segunda-feira para começar a trabalhar", afirmou, ontem, o empresário Dinis Fontão.

Paulo Jorge sem propostas

Paulo Jorge é outro dos casos que não tem resolução à vista. O jogador comprado ao Boavista no início da época passada não se conseguiu impor na equipa encarnada e já foi informado, pelos responsáveis da SAD, de que não faz parte dos planos de Fernando Santos para a próxima temporada. Resta ao atleta saber se irá participar no estágio da pré-temporada que arranca na próxima semana, no Seixal. Segundo o seu empresário, António Teixeira, depois da recusa do Cluj, da Roménia, não surgiram mais propostas concretas pelo avançado.

Miccoli em curso

Os responsáveis encarnados continuam a tentar garantir a continuidade de Miccoli – o objectivo é conseguir o empréstimo por mais uma temporada, mas não está totalmente afastada a negociação da compra a título definitivo – na Luz. O director-geral benfiquista, José Veiga, tem estado em contacto com o seu homólogo da Juventus, Alessio Secco, e espera trazer boas notícias no regresso de Turim. O responsável vai procurar atingir uma plataforma de entendimento com a Direcção da "vecchia signora" e ver, dessa forma, cumprido o desejo, não só do clube da Luz, como dos seus adeptos, uma vez que Miccoli goza de uma popularidade singular junto da massa associativa.
José Veiga tem-se mantido em permanente contacto com o internacional italiano, que, apesar das propostas de emblemas italianos – e das constantes referências ao interesse do FC Porto –, já confidenciou, também a Luís Filipe Vieira, que gostava de voltar a marcar golos de águia ao peito. O camisola 30, que completa hoje 28 anos, aguarda a resolução do seu futuro com grande expectativa, sendo certo que a Juventus – Miccoli tem contrato válido por mais três anos – terá a última palavra a dizer.

Bétis quer Nelson

Nélson está na agenda do Bétis de Sevilha, sendo que o Benfica e o próprio jogador já têm conhecimento do interesse do clube andaluz, o emblema espanhol pretende fazer um Campeonato tranquilo na próxima temporada, depois do mau desempenho desta época – conseguiu sobreviver à despromoção, mas terminou num pobre 16.º posto –, e gostaria de ver reforçados os seus quadros com a presença do camisola 22 da Luz.Francisco Chaparro, treinador do Bétis, aprecia as qualidades do defesa benfiquista, tendo-o observado em várias ocasiões na última temporada e, por isso mesmo, dado indicações precisas aos dirigentes do Bétis para manterem debaixo de olho o jovem encarnado. O Bétis ainda não formalizou uma proposta, mas já deu a conhecer que gostaria de contratar o jovem benfiquista para a próxima época em conversas tidas com os dirigentes encarnados, tendo dado também a garantia de que vai continua a investir nesta possibilidade.
Além do emblema de Sevilha, também o Auxerre, segue atentamente o internacional português, tendo já sondado o Benfica. No entanto, a manifestação de interesse do clube francês – não foi passado para o papel... tal como no caso do clube espanhol – esbarrou na intransigência de Luís Filipe Vieira, José Veiga e Fernando Santos, que não querem ver partir o titular do lado direito da defesa, a menos que surja uma proposta irrecusável.
Recorde-se, entretanto, que Nélson tem uma cláusula de rescisão, de 25 milhões de euros, estabelecida meses depois de ter assinado contrato com o Benfica, na temporada de 2005/06. Valores que serão obviamente repensados quando o clube andaluz avançar com uma proposta concreta, o que deverá acontecer nas próximas semanas.
O camisola 22 quer permanecer no Benfica, clube com o qual tem contrato até 2011, mas não fecha igualmente as portas a uma eventual mudança para o estrangeiro, uma vez que, na Luz, é um dos elementos mais mal pagos do plantel, e qualquer uma das propostas que lhe foram feitas apresentava melhores condições financeiras.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Palermo e Génova querem Karagounis

Karagounis pretende abandonar o Benfica e vai tentar convencer os dirigentes encarnados a facilitarem a sua saída para o estrangeiro. O internacional grego tem mercado em Itália, onde o recém-promovido Génova e o Palermo já manifestaram interesse, mas o problema é o valor do seu passe. O Benfica não quer contrariar os desejos do médio-ofensivo e já deu inclusivamente sinais de que não irá oferecer muita resistência à sua saída, mas, por outro lado, pretende ser minimamente ressarcido do investimento efectuado há duas temporadas.
Os dois emblemas italianos pretendem reforçar o meio-campo com a presença do jogador encarnado, e este também veria com bons olhos o regresso a um dos campeonatos mais competitivos do mundo, mesmo para actuar em clubes de menor dimensão, como o Génova ou o Palermo – embora estes últimos estejam presentes na próxima edição da Taça UEFA.
Karagounis tem contrato até ao fim da próxima temporada, mas quer sair, tendo para tal de chegar rapidamente a um acordo com a Benfica, SAD, a fim de facilitar a sua transferência, e isso passa pela redução substancial do montante pedido para a sua desvinculação. O médio-ofensivo poderá mesmo não voltar mais ao Benfica.

Anderson vai permanecer no Benfica

Anderson vai manter-se no Benfica e cumprir contrato até 2010. Esta é a convicção do empresário do defesa-central, que não vê motivos para mudar. "Sinceramente, ninguém do Benfica falou comigo a manifestar desinteresse no Anderson ou vontade de que eu encontrasse uma solução para o futuro do jogador. Nunca fui confrontado com essa situação. O Anderson vai continuar no Benfica e, tudo indica, cumprir o contrato que o liga ao clube", explicou Giuliano Bertolucci.
O conhecido empresário – representa os defesas-centrais brasileiros do Benfica – realça o entendimento entre o camisola 3 e David Luiz, na última temporada, para sustentar a sua opinião. "Pelo que vimos na última temporada, o entendimento entre o Anderson e o David Luiz foi perfeito. Ambos jogaram muito bem na ausência do Luisão, o que mostra claramente que o Benfica pode manter o jogador."

Juventus oferece 12 milhões por luisão

Luisão poderá abandonar o Benfica – rumo à Juventus. O emblema transalpino manifestou interesse na contratação do defesa-central benfiquista e poderá mesmo apresentar uma proposta na ordem dos 12 milhões de euros. "Confirmo que há, oficialmente, interesse da Juventus no Luisão, mas ainda não foi apresentada a proposta para a compra do jogador", começou por garantir Giuliano Bertolucci, em declarações, acrescentando que "tudo poderá ficar decidido ainda esta semana". "Está a chegar a hora de o Luisão sair. Ele tem 26 anos, já cumpriu uma etapa no Benfica e, se não sair agora, torna-se complicado abandonar o clube mais tarde. No fim desta semana, ou na outra, tudo será decidido. Sei perfeitamente que o Benfica não o quer deixar sair, porque é considerado um jogador fulcral, mas julgo que Juventus tem condições para adquirir o passe do jogador. Valor? 12 milhões de euros", sublinhou o empresário.
Giuliano Bertolucci admite que o "gigante" defensor encarnado tem vários clubes interessados, mas a "vecchia signora" reúne a sua preferência. "O interesse não é recente; já é muito antigo, e, portanto, como sempre faço em todas as ocasiões, vamos analisar calmamente o que a Juventus tem para oferecer ao Luisão", concretizou.
As notícias que dão conta do envolvimento do central no "negócio Miccoli" – servindo de moeda de troca – são desmentidas peremptoriamente pelo empresário brasileiro, consciente de que as situações são muito diferentes: "É difícil colocar as coisas nesse patamar, porque os jogadores têm valor de mercado muito diferente. O Luisão é mais novo e é internacional..."
Apesar de assumir a partida do central, a verdade é que Giuliano Bertolucci reconhece que os anos passados – quatro temporadas e meia – por Luisão no Benfica foram determinantes para a sua carreira. "Ele gosta muito do Benfica, sente-se muito bem em Lisboa, mas vamos ver o que é que vai acontecer nos próximos dias", explicou o empresário.
De férias no seu país natal, o camisola 4 do Benfica mantém-se à margem de todo o processo. Luisão diz-se tranquilo e não pretende comentar o interesse – que irá passar a proposta ainda esta semana, ou na próxima, o mais tardar – dos italianos da Juventus. "Não quero falar sobre esse assunto. Já se falou bastante sobre esse tema. Estou de férias com a minha família, quem trata desses assuntos é o Giuliano. Neste momento, a única coisa que posso dizer é que sou jogador do Benfica".

Cássio em stand by

O Benfica manifestou interesse na contratação de Cássio, guarda-redes do Grémio de Porto Alegre, mas, nesta altura, não há avanços. O "keeper" vai participar no Campeonato do Mundo de Sub-20, que irá decorrer no Canadá, e espera ansiosamente por uma decisão dos encarnados. Giuliano Bertolucci sublinha as qualidades do jogador, referindo, ao mesmo tempo, que o Benfica não tem dado sinais nos últimos tempos. "É verdade que houve uma manifestação de interesse por parte do Benfica, mas nesta altura está tudo parado. Depois do Mundial, vamos ver o que acontece. Pode até acontecer que ele cumpra os dois anos de contrato que ainda tem com o clube e saia livre depois, podendo assinar por qualquer clube", admitiu o empresário.

Desmentido

Willian longe

O jovem Willian, uma das jovens promessas do futebol brasileiro, não será jogador do Benfica na próxima temporada. O talentoso médio do Corinthians, de 18 anos, tem sido apontado como reforço dos encarnados, mas o seu empresário, Giuliano Bertolucci, desmente as notícias vindas a público, garantindo que o médio se irá manter no emblema de São Paulo por mais algum tempo. "Essa notícia não tem fundamento. É uma invenção. O Willian não vai jogar no Benfica, posso garantir. É verdade que é um jovem com muito talento, tem vários clubes interessados na sua aquisição, mas, a curto prazo, não irá sair do seu clube, que é o Corinthians. Aliás, o próprio clube não está na disposição de o vender, pela simples razão de que ele não está à venda. Além disso, tem um preço muito elevado e trata-se de um jovem."

Só falta Miccoli para o ataque de luxo

Oscar Cardozo, Bergessio, Nuno Gomes, Mantorras e... Miccoli. Os responsáveis do Benfica pretendem ter um ataque de sonho para a próxima temporada, desdobrando-se em contactos para assegurarem a continuidade do camisola 30, permitindo a Fernando Santos contar com um dos jogadores mais influentes das duas últimas época e, em simultâneo, um dos futebolistas mais queridos pela massa associativa encarnada.
"Mi-Mi-Miccoli", gritaram os adeptos da Luz no último jogo da temporada passada, frente à Académica, pensando que se estavam a despedir de um atleta que granjeou fama à medida que ia marcando golos – alguns deles inesquecíveis, como o apontado, por exemplo, ao Liverpool. Nos últimos dias, no entanto, o cenário alterou-se radicalmente, e o "pequeno" camisola 30 voltou a entrar na contabilidade dos encarnados, que já encetaram negociações com a Juventus para contarem com o "bombardeiro" por (pelo menos) mais uma temporada. De fora (uma vez mais) dos planos do técnico da "Juve" – Claudio Ranieri viu Trezeguet renovar por mais uma época e deixa claro que Miccoli tem pouco espaço de manobra –, o internacional italiano goza de um enorme cartel no seu país, mas está na mira apenas de clubes que habitualmente militam na segunda metade da tabela do "calcio".
Conforme, Luís Filipe Vieira e José Veiga têm falado regularmente com Miccoli e o seu representante, Francesco Caliandro, no sentido de resgatarem o atleta para o emblema da Luz, sendo certo que tudo está nas mãos da Juventus, que até já quis negociar o passe do avançado com o... FC Porto. O internacional transalpino, por agora, mantém silêncio público sobre um potencial regresso ao Estádio da Luz, mas, em privado, já confidenciou ao presidente e ao director-geral do Benfica que gostaria de voltar a marcar golos vestindo a camisola encarnada. Nesse sentido, José Veiga é esperado em Itália para se reunir com Alessio Secco, director-desportivo da Juventus, que ontem se recusou a prestar declarações.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Benfica continua a querer Cássio e Willian

A imprensa brasileira desta segunda-feira volta a falar na possibilidade de o guarda-redes Cássio (Grémio Porto Alegre) e o médio Willian (Corinthians) reforçarem o Benfica.
Sobre Cássio, o Jornal dos Sports garante mesmo que o negócio para a transferência do guarda-redes está fechado.
Já sobre Willian, é certo que o seu futuro está a ser definido na Europa, através do conhecido grupo MSI, com o Corinthians a admitir já uma possível transferência.

Racing Avellaneda tenta manter Bergessio

O Racing Avellaneda luta ainda pela permanência do avançado Gonzalo Bergessio. Assim escreve o diário argentino Olé, referindo, no entanto, que será muito difícil segurar o jogador perante a forte disposição do Benfica na sua contratação.
De qualquer forma, a mesma fonte salienta que o futuro de Bergessio ficará conhecido esta terça-feira, após reunião agendada entre o presidente do Racing e o representante do grupo empresarial detentor dos direitos do jogador.
No entanto, a reunião pouco ou nada deverá alterar, pois o Benfica já tem acordo para a compra de 50 por cento do passe do avançado argentino por verba a rondar os 2,5 milhões de euros.

Cardozo: "espero ser o melhor marcador"

O avançado paraguaio Oscar Cardozo (ex-Newell´s Old Boys, da Argentina), contratado pelo Benfica por cinco épocas, espera «ajudar» a sua nova equipa a conquistar muitos títulos e... «marcar muitos golos».
Cardozo está na Venezuela, a participar na Copa América (começa esta terça-feira), e não esconde a alegria por ingressar no Benfica, «um grande clube que luta sempre pelo título e joga todas as épocas a nível internacional».
«Isso é muito bom para mim», reconhece Cardozo, que vê concretizado o sonho de jogar ao mais alto nível no futebol europeu. «Espero ajudar a conquistar muitos títulos. Tudo farei para marcar muitos golos e ter sucesso no futebol português», acrescenta o jogador, nada preocupado com o eventual desgaste físico resultante da sua participação na Copa América: «Estou a trabalhar bem para chegar ao Benfica em boas condições físicas.»

Cardozo quer fazer história junto a Bergessio

Actualmente na Venezuela a preparar a Copa América, Oscar Cardozo revelou a ansiedade que lhe vai na alma.
O poderoso avançado que os encarnados contrataram ao Newell’s Old Boys não vê a hora de jogar em Portugal e confiança não lhe falta.
“Vou trabalhar para vencer no Benfica. Quero fazer muitos golos, sagrar-me o melhor marcador do campeonato, já que neste torneio de Clausura da Argentina fiquei apenas a um golo de Martin Palermo e não disputei a última partida. Sei que o Benfica tem muitos adeptos e quero fazê-los felizes, recebendo o seu apoio. E é isso que vai acontecer”, explicou Tacuara Cardozo.
E o paraguaio ficou muito satisfeito com a notícia de que o Benfica também já assegurou Gonzalo Bergessio, uma das revelações do futebol das pampas. “O Bergessio também vai para Portugal? Fantástico, vou poder trabalhar com um amigo que já conheço. É um jovem que mostrou o seu valor neste último ano, excelente avançado. Podemos formar uma dupla fantástica, mas também há o Nuno Gomes e Miccoli”, lembrou Cardozo, bastante entusiasmado. De tal forma que até avançou com uma promessa.
“O Bergessio também terá os seus objectivos tal como eu os tenho, mas jogar com ele ao lado pode ser um ataque demolidor. Temos características para nos complementar-nos e faremos história no Benfica. É com esse espírito que vou para o clube. Sei que a colectividade tem uma história muito grande, mas eu quero continuar a construí-la, com golos”, atirou o estrangeiro mais caro da história dos encarnados.

Juventus dá Miccoli em troca de Luisão

A Juventus pretende incluir Luisão no negócio que pode viabilizar a permanência de Fabrizio Miccoli no Benfica, na próxima época.
De acordo com a edição desta segunda-feira do «Corriere Dello Sport», o defesa-central brasileiro, há muito referenciado pela Velha Senhora, poderá ser decisivo para o desfecho do negócio por Miccoli.
O jornal italiano confirma para breve a realização de uma reunião entre os dois clubes para definir o futuro do pequeno bombardeiro, sendo certo que essa é, agora, a prioridade de José Veiga.
A primeira opção do Benfica passa por garantir novo empréstimo, mas, face a uma eventual posição irredutível da Juventus, não está descartada a possibilidade de compra do passe do avançado italiano.

O futebol de Bergessio, «El Toro» do golo

Um avançado combativo para jogar dentro ou fora da área. Exímio no controlo de bola, cobrindo-a ou avançado com ela, forte nos lances divididos, movendo-se por todo o ataque, «El Toro» Bergessio é um avançado ambidestro que, embora sem requintes técnicos, desgasta defesas, abre espaços e sempre que a oportunidade surge, remata colocado.
Está longe de ser um monstro físico, mas a imagem mais forte que fica do futebol de Bergessio depois de se ver um jogo seu, é a sua enorme robustez e capacidade lutadora para controlar a bola em progressão suportando ao mesmo tempo a marcação e o contacto físico do adversário. Não é um tecnicista, raramente o vemos a fintar, mas a robustez física do seu jogo, tornam-no num avançado muito difícil de ser desarmado.
Muito combativo, não receia o choque, até o procura, nem o aumento da dimensão física do jogo, ganha bolas divididas e executa em espaços curtos. Ambidestro, com grande espírito lutador, segue todas as bolas que caem nos últimos 25 metros do terreno. É, nesse sentido, mais um segundo avançado, mas isso depende do colega que jogue a seu lado. As suas características tornam-no complementar seja com um nº9 mais fixo e de área, seja com outro mais móvel. No Racing conheceu as suas versões.
Quando jogou ao lado do veloz Cláudio Lopez, avançado que gosta de explodir desde trás, Bergessio caiu mais na área e lutou sozinho contra os defesas. Actualmente, num 4x4x2 em linha, jogava na frente com Sava, típico ponta-de-lança de área. Nessa dinâmica, passando Lopez para ala esquerdo, Bergessio, nada egoísta, procurando sempre tabelas, jogava nas costas de Sava. Lutador, descaído sobre a meia esquerda, recua no terreno para buscar a bola, segura, passa e desmarca-se ou avança com ela, indo para cima dos defesas, controlando quer com o pé direito como o esquerdo.
Inteligente, cobre a bola com o seu jogo e poder corporal e mal descobre uma linha de passe, executa-a no timing certo. A essência do seu jogo está na capacidade de unir o controlo de bola com a condição atlética, contornando os adversários mais em força do que em agilidade. Depois, quase todos os seus golos nascem dessa mescla entre dimensão física e valia técnica.
Um estilo que desgasta defesas. Na área, com faro de golo, é muito forte a surgir para rematar as chamadas segundas bolas que caem meio perdidas.

Onde pode encaixar Bergessio no actual Benfica?

Pensando no 4x4x2 de Fernando Santos, Bergessio encaixaria preferencialmente como um dos dois avançados, quer caindo nas costas, quer surgindo mais na área. Faria, por exemplo, uma bela dupla com Cardozo, ficando este como nº9 tradicional. Ou, noutra versão, com Nuno Gomes, apostando em trocas posicionais, para arrastar marcações, pegar na bola e surgir depois na área.
Num eventual 4x2x3x1, poderia ser encostado à esquerda, aproveitando a sua capacidade de transporte de bola em força, pedindo-lhe, depois, diagonais de penetração, mas não é o tipo de jogador ideal para, nessa posição, ir à linha e dar profundidade de jogo próxima de um extremo.
Mas, mais do que a posição em si, o que impressiona em Bergessio é a sua combatividade e força emocional para chocar com os defesas. Por isso, poderá ser muito útil, por exemplo, naquele tipo de jogos mais fechados, sobretudo em casa, em que as marcações estão muito apertadas e o tempo passa sem o golo surgir. Nesses momentos de maior tensão, a capacidade de Bergessio nunca se esconder do jogo, pedir a bola, aguentá-la, chocar contra adversários e mover-se em espaços curtos na área ou suas imediações, furando ou arrombando os muros defensivos, pode ser decisiva.

«El Toro» ao «Raio X»

«El Toro» ao «Raio X»

Gonzalo Rubén BERGESSIO
Idade: 22 anos (20-Jul-1984)
Peso/ Altura: 1.78m • 72kg
ÉPOCA -CLUBE - JOGOS - (Suplente utilizado) - GOLOS
2001/02 Platense 13 /1
2002/03 Platense 12 /3
2003/04 Platense 36 /13
2004/05 Platense 28 /10
2005/06 Instituto 35 (2) 6
2006/07 Racing Club 35 /12

Técnica

Não é um tecnicista, raramente o vemos a fintar, mas o seu controlo de bola, ora cobrindo-a e esperando uma linha de passe, ora avançando com ela, indo para cima dos defesas, é excelente. Nesses momentos, é muito difícil de ser desarmado.

Táctica

Sabe que, apesar de ser um avançado, o jogo não se esgota em zonas perto da área, e, por isso, recua muitas vezes no terreno para buscar a bola e transporta-la para a área. Nessa acção também procura pressionar a saída de bola do adversário.

Velocidade

Não é um velocista para explodir nos espaços vazios, mas desmarca-se muito bem perto da área. Quando tem espaço, porem, ataca a bola e procura executar rápido. A sua velocidade confunde-se quase sempre com a robustez física com que invade decidido o último terço do terreno.

Pé direito

É o pé com que procura mais resolver as jogadas quando tem espaço. Na condução também toca mais vezes a bola com ele, revelando boa precisão de passe.

Pé esquerdo

Como é ambidestro, embora seja com o direito que toca mais vezes, os remates mais fortes, aqueles menos em jeito, surgem com o esquerdo – os famosos zurdazos, como lhe chamam os hispânicos.

Jogo Aéreo

Embora não seja um cabeceador nato, sobe com garra e decisão, ataca a bola e revela boa técnica de cabeceamento, colocando o remate.

Capacidade atlética

A combatividade é o ponto forte do seu futebol. Uma característica que nasce da atitude competitiva e da sua resistência fica para usar o corpo na cobertura e condução da bola. Corre 90 minutos com a mesma intensidade.

Katsouranis quer fazer melhor na próxima época

Katsouranis foi um dos jogadores mais influentes na temporada passada, mas ainda não está satisfeito. O médio grego quer mais. Quer ganhar o campeonato e «ir longe» na Liga dos Campeões. Em curta entrevista, Katso, ainda de férias, encara com muita confiança a nova temporada.
Katsouranis jogava no AEK de Atenas e veio para a Luz no início da época passada, porque Fernando Santos o considerou fundamental para o reforço do plantel benfiquista. As boas exibições, a regularidade e os golos que o grego marcou com a camisola da águia vestida — sete, em todas as competições — acabaram por dar razão ao treinador.
O jogador, que aceitou olhar para trás e analisar a forma como lhe correu a temporada. «É verdade que não ganhámos nada e que terminámos um pouco cansados, não só eu, mas todos. Mas mesmo assim acho que foi uma época boa para mim», disse o médio defensivo, argumentando logo em seguida: «Foi a minha primeira experiência a jogar fora da Grécia e logo num clube como o Benfica. E comigo não houve essas coisas de precisar de tempo para me adaptar. Nada disso, cheguei e comecei logo a jogar. É assim que funciono e entendo que as coisas nem me correram mal. Foi uma boa época.»
Muito se comentou, nos últimos dois meses, sobre a possibilidade de o jogador sair do Benfica, mas tudo indica que Santos continuará a contar com o seu jogador talismã. «O que quero é fazer ainda melhor. Quero que a nova época me corra bem a mim e a todos, que consigamos ganhar o título e ir longe na Champions. Para isso temos de trabalhar muito, mas estou confiante.»
Katsouranis está a par das recentes contratações, mas por agora prefere não as analisar. «Se estaremos mais fortes? Não sei, não sei... Quero esperar para estarmos todos juntos, conhecer os novos jogadores, e, então, poderei dizer se vamos ou não ficar uma equipa mais forte.»

Miccoli está perto

O próximo objectivo dos responsáveis do Benfica passa por garantir a permanência de Miccoli. O avançado italiano é um jogador bastante apreciado tanto pela equipa técnica como pelos adeptos – o camisola 30 é um dos jogadores mais populares junto dos adeptos –, mas a decisão final sobre o seu futuro passa pela Juventus, com quem José Veiga se reunirá esta semana.
Garantidas que estão as aquisições de Óscar Cardozo e Bergessio, o último reforço desejado para o ataque é Miccoli. Apesar da presença na Argentina, José Veiga não descurou este dossier, mantendo-se em contacto quer com o próprio atleta quer com o seu representante, Francesco Caliandro, com o processo a conhecer uma evolução favorável durante esta semana. “Estamos a negociar”, disse Francesco Caliandro, mostrando-se “a par do interesse” encarnado em Miccoli, entretanto remetido a um cauteloso silêncio.
Apesar de Cláudio Ranieri – o novo treinador da “Juve” – ter elogiado a qualidade do “pequeno bombardeiro”, a verdade é que os dirigentes do emblema de Turim não descartam a possibilidade de deixar sair o internacional italiano. Embora sejam vários os representantes do “calcio” interessados em garantir o seu concurso, Miccoli admitiu em diversas ocasiões que caso não tenha possibilidade de jogar na Juventus a preferência é dada… ao Benfica.
Tendo em conta esta situação, e o forte investimento no reforço do plantel para a próxima época, os responsáveis do Benfica não descuram a possibilidade de um novo esforço financeiro para resgatar o “bombardeiro” italiano. É nesta perspectiva que se insere a deslocação de José Veiga a Turim no decorrer desta semana, para se reunir com os dirigentes da Juve.

Um médio por contratar

Os responsáveis do Benfica têm feito um forte esforço para reforçar a equipa à disposição de Fernando Santos, mas nas suas contas está ainda a contratação de mais um médio. Os benfiquistas pretendem lutar pelas três competições, procurando assim contar com um plantel recheado de opções e que permita manter a mesma competitividade em caso de rotação de alguns jogadores, desejo que o técnico encarnado expressou na última temporada. Se Karagounis sair os benfiquistas contam, porém, com o regresso de dois centrocampistas importantes, como Manuel Fernandes – depois de ter jogado na Premier League na última época volta a integrar o plantel encarnado, e de Nuno Assis, que volta a estar à disposição de Fernando Santos depois de ter cumprido o castigo de seis meses imposto pelo Tribunal Arbitral do Desporto, devido a um controlo antidoping positivo.

Manu ficará resolvido esta semana

Manú deverá ver clarificado o seu futuro durante a semana que agora se inicia. O regresso do director-geral José Veiga a Lisboa possibilitará o “arrumar de casa”, e o extremo ficará a saber qual será o seu destino, que poderá passar pelo AEK de Atenas. O emblema helénico já demonstrou interesse na sua aquisição, mas ainda não teve resposta por parte do atleta.
Dinis Fontão, representante de Manú, escusou-se a tecer grandes comentários, apenas adiantando que “esta semana surgirão novidades”. “Aguardamos a decisão do Benfica, com quem Manú tem contrato. José Veiga já regressou e brevemente iremos reunir-nos para esclarecer o assunto”, declarou o empresário.

José Fonte desabafa: "não é bom andar sempre emprestado"

O futuro de Fonte deve ficar definido nos próximos dias. O defesa-central, que regressa hoje a Lisboa depois de uns dias de férias gozados no México, tem agendada uma reunião com o seu empresário, Artur Fernandes, para estudar as diversas possibilidades que estão em cima da mesa, os ingleses do Crystal Palace estão interessados na sua aquisição.
O futebolista garante que não tem "informações" sobre o seu futuro, frisando que tudo "depende do que o Benfica decidir". O defesa sublinha, porém, que o seu objectivo é "ficar no plantel do Benfica" e apesar de encarar a possibilidade de rodar outra temporada lembra que "não é bom andar sempre emprestado". Emigrar para o estrangeiro, onde poderá "experimentar outros campeonatos", é uma das possibilidades e se ficar em Portugal pretende "um clube com ambições".

Karagounis só sai por 2 milhões

À semelhança do que acontecera na última temporada, Karagounis voltou a pedir aos dirigentes do Benfica e a Fernando Santos para abandonar o clube. O médio-ofensivo tem uma proposta de Itália e tentou sensibilizar os responsáveis encarnados para essa realidade, sabendo-se do seu interesse em actuar novamente no Calcio.
O internacional grego tem contrato até ao fim da próxima temporada e o Benfica não parece disposto a abdicar do jogador sem contrapartidas financeiras – um pouco à imagem do que acontecera em 2006/07. Nessa altura, Karagounis teve igualmente uma boa possibilidade para dar sequência à sua carreira em Itália, mas os encarnados pediram cerca de três milhões de euros pela transferência e o negócio foi abortado de imediato pelo emblema transalpino. Agora, a situação é idêntica, mas os encarnados estão mais sensíveis aos interesses do atleta e já aceitaram baixar a fasquia dos três milhões de euros. Portanto, o médio-ofensivo poderá abandonar o clube rumo ao Calcio a troco de cerca de dois milhões de euros.
Esta semana, Roberto Calenda, empresário do jogador, tem agendado um encontro com José Veiga para definir o seu futuro e dessa reunião poderá haver luz verde. Fernando Santos e os responsáveis benfiquistas conhecem bem o jogador, apreciam as suas qualidades técnicas e humanas mas não pretendem que este esteja contrariado no clube e desde que sejam recompensados desportiva e financeiramente não colocarão entraves à sua saída – deverá ser negociado esta semana mais um médio-centro, o que poderá precipitar a saída do internacional grego.
Aos 30 anos, o médio pretende dar sequência à sua carreira em Itália – tem uma enorme paixão por este país, sentimento extensível à sua família –, onde actuou duas épocas ao serviço do Inter de Milão. Antes de se transferir para a Luz.

Benfica pretende Afonso Alves

Afonso Alves, avançado brasileiro do Heerenveen, foi sondado pelo Benfica. O jogador, de 26 anos, efectuou uma excelente temporada na Holanda, tendo marcado 34 golos em 31 jogos.
As grandes exibições do futebolista colocaram os grandes da Europa de olho no brasileiro, que foi recentemente convocado por Dunga para a Copa América.
Roberto Tibúrcio, representante de Afonso Alves, confirmou sondagens de Portugal. “Estive em Lisboa na semana passada e houve um empresário português que me perguntou pelo Afonso”, começou por afirmar. “Tive um encontro com um agente de jogadores e ele quis saber as condições para contratar o Afonso”, acrescentou Roberto.
O representante do avançado revela desconhecer a que clube o empresário português está ligado. No entanto, os contactos com o procurador de Afonso Alves estão relacionados com o interesse do Benfica, e que a sondagem foi feita por um grupo forte que está a investir muito dinheiro num grande clube.
Afonso Alves tem contrato por mais quatro anos com o Heerenveen, mas dificilmente o avançado continuará no clube holandês. Segundo Roberto, o valor do jogador no mercado está próximo dos “25 milhões de euros”. Apesar do elevado preço, o procurador do futebolista diz que há ainda “grandes clubes de Inglaterra, Espanha e Itália” atentos ao percurso do atacante.
Questionado sobre a vontade do avançado brasileiro em jogar no nosso país, Roberto Tibúrcio não tem dúvidas de que isso seria do agrado de Afonso Alves: “Claro, seria um grande prazer para ele jogar num país com mesma língua do Brasil”, confessou.

A ajuda de Berardo
Mesmo sem ter disputado a Copa América, a verba pedida por Afonso Alves não será fácil de suportar pelos cofres encarnados. É aqui que entra Joe Berardo. O empresário madeirense, que lançou a OPA sobre o Benfica, poderá disponibilizar-se para ajudar o clube no reforço da equipa para a temporada 2007/08, nomeadamente com a compra do avançado do Heerenveen. Contactado, Joe Berardo recusou comentar “tudo o que tenha a ver com desporto”. “Só falo de futebol a partir de terça-feira”, justificou o empresário.

Jogador completo
Alves foi o futebolista que apontou mais golos entre os campeonatos nacionais do Velho Continente, tendo ficado em segundo lugar na disputa da Bota de Ouro, atrás de Francesco Totti – isto porque o coeficiente de pontuação da Liga holandesa é inferior ao da Série A italiana. Afonso Alves é um avançado bastante móvel, forte no jogo aéreo e exímio marcador de lances de bola parada.

Parabéns ao Futsal do Benfica

O Benfica conquistou este domingo o título nacional de futsal, ao vencer o Sporting no terceiro e decisivo jogo da final do «playoff». Zé Maria apontou o golo do triunfo, quando estavam decorridos cinco minutos.
O Benfica entrou na partida a pressionar muito alto. Uma estratégia que criava dificuldades ao Sporting mas que, ao mesmo tempo, acarretava alguns riscos. Davi surgiu mesmo solto na frente em duas ocasiões (2 e 4m), mas primeiro atirou ao lado e depois viu Bebé defender o remate. Eram os «leões» quem primeiro ameaçavam mas eram as «águias» quem primeiro marcavam. André Lima aproveitou bem uma defesa incompleta de Cristiano a livre de Gonçalo Alves e inaugurou o marcador, aos 5 minutos.
Dois minutos depois os encarnados quase dilatavam a vantagem. Zezito estava deitado no chão, mas os jogadores leoninos colocaram a bola em jogo e Evandro, que julgava que a partida estava interrompida, isolou Pedro Costa, mas este atirou ligeiramente ao lado. Aos 11 minutos foi Amandus que surgiu isolado, mas permitiu a defesa de Cristiano. Pouco depois Rogério Vilela ultrapassou o guarda-redes leonino mas depois, muito pressionado, atirou ao lado (15m). O domínio encarnado era inequívoco e a trinta segundos do fim foi Ricardinho que surgiu em excelente posição, mas Cristiano opôs-se bem.
No segundo tempo os papéis inverteram-se, com o Sporting a pressionar em zonas mais adiantadas do terreno, mas sem conseguir tirar grande proveito dessa estratégia. Com o Benfica a defender mais recuado, a formação leonina ia tentando os remates de meia distancia, com Evandro e Deo em evidência, mas Bebé mostrou sempre segurança. Aos 31 minutos Davi tentou a sorte de longe, com o guarda-redes do Benfica a evitar um empate com um ligeiro toque. Aos 32 minutos foi o Benfica quem esteve perto de dilatar a vantagem com Davi a chutar contra Ricardinho e a bola a bater no poste da baliza de Cristiano.
Com cerca de três minutos para jogar o Sporting passou a jogar com cinco jogadores de campo (Davi no lugar de Cristiano), mas Edinho desperdiçou o empate por duas vezes, ao falhar o desvio junto ao poste. O campeonato estava entregue. O Benfica conquistou a «dobradinha».

Ficha de Jogo:

3º jogo da final do playoff do Campeonato Nacional de Futsal
Pavilhão Açoreana Seguros, no Estádio da Luz
Assistência: cerca de 2800 espectadores
Árbitros: António Cardoso e Gustavo Sousa (A.F. Coimbra)

BENFICA: Bebé; Gonçalo Alves, Pedro Costa, Zé Maria e Ricardinho
Jogaram ainda: André Lima, Amandus e Rogério Vilela

SPORTING: Cristiano; Zézito, Davi, Bibi e Evandro
Jogaram ainda: Nenê, Adolfo e Edinho.

Resultado ao intervalo: 1-0

Resultado final: 1-0

Marcadores:
1-0 por Zé Maria, aos 5 minutos

Disciplina: cartão amarelo para Evandro (7m), Ricardinho (20m), Rogério Vilela (32m)

domingo, 24 de junho de 2007

Benfica quer mais um Central e um Médio-centro

A menos de dez dias para o arranque da temporada 2007/08, o Benfica tem praticamente o plantel definido, faltando apenas dois reforços para Fernando Santos e seus pares atacarem o título – o principal objectivo das águias. Concretizadas as apostas em Zoro, Manuel Fernandes, Fábio Coentrão, Bergessio e Cardozo, e bem encaminhada a transferência de Cássio (substituto de Moretto), o treinador encarnado fica à espera de um defesa-central e de mais um médio para encaixar no "seu losango", e os jogadores deverão ser conhecidos no decorrer da próxima semana.Com efeito, regressado ontem de manhã de uma investida bem sucedida na Argentina, José Veiga reúne-se, já neste início de semana, com Luís Filipe Vieira e Fernando Santos para se atacarem os últimos alvos. A operação no país das pampas foi bem sucedida e, sem tempo a perder, o director-geral da SAD vai investir rapidamente nos últimos dois nomes do plantel... que poderão transformar-se em três.
É que, neste processo, há ainda lugar para Miccoli. Um jogador que reúne consenso na Luz e que é pretendido pelas águias em qualquer circunstância. O avançado será novamente jogador do Benfica se decidir dar sequência à sua carreira em Portugal. A relação especial que mantém com todos (adeptos, colegas e dirigentes) torna-o numa espécie de "filho da casa", um caso especial, alguém que terá as portas abertas em qualquer altura.
O regresso aos trabalhos está à porta, e, ao contrário do que sucedeu na última temporada, Fernando Santos quer ter o plantel totalmente definido no dia 2 do próximo mês. A aposta, esta temporada, é muito forte, como se pôde perceber pelos mais de nove milhões de euros investidos em Cardozo, e os responsáveis benfiquistas não querem deixar nada ao acaso. Um início sem sobressaltos é aquilo que o técnico encarnado pretende, algo que não se verificou na última temporada.