segunda-feira, 25 de junho de 2007

Parabéns ao Futsal do Benfica

O Benfica conquistou este domingo o título nacional de futsal, ao vencer o Sporting no terceiro e decisivo jogo da final do «playoff». Zé Maria apontou o golo do triunfo, quando estavam decorridos cinco minutos.
O Benfica entrou na partida a pressionar muito alto. Uma estratégia que criava dificuldades ao Sporting mas que, ao mesmo tempo, acarretava alguns riscos. Davi surgiu mesmo solto na frente em duas ocasiões (2 e 4m), mas primeiro atirou ao lado e depois viu Bebé defender o remate. Eram os «leões» quem primeiro ameaçavam mas eram as «águias» quem primeiro marcavam. André Lima aproveitou bem uma defesa incompleta de Cristiano a livre de Gonçalo Alves e inaugurou o marcador, aos 5 minutos.
Dois minutos depois os encarnados quase dilatavam a vantagem. Zezito estava deitado no chão, mas os jogadores leoninos colocaram a bola em jogo e Evandro, que julgava que a partida estava interrompida, isolou Pedro Costa, mas este atirou ligeiramente ao lado. Aos 11 minutos foi Amandus que surgiu isolado, mas permitiu a defesa de Cristiano. Pouco depois Rogério Vilela ultrapassou o guarda-redes leonino mas depois, muito pressionado, atirou ao lado (15m). O domínio encarnado era inequívoco e a trinta segundos do fim foi Ricardinho que surgiu em excelente posição, mas Cristiano opôs-se bem.
No segundo tempo os papéis inverteram-se, com o Sporting a pressionar em zonas mais adiantadas do terreno, mas sem conseguir tirar grande proveito dessa estratégia. Com o Benfica a defender mais recuado, a formação leonina ia tentando os remates de meia distancia, com Evandro e Deo em evidência, mas Bebé mostrou sempre segurança. Aos 31 minutos Davi tentou a sorte de longe, com o guarda-redes do Benfica a evitar um empate com um ligeiro toque. Aos 32 minutos foi o Benfica quem esteve perto de dilatar a vantagem com Davi a chutar contra Ricardinho e a bola a bater no poste da baliza de Cristiano.
Com cerca de três minutos para jogar o Sporting passou a jogar com cinco jogadores de campo (Davi no lugar de Cristiano), mas Edinho desperdiçou o empate por duas vezes, ao falhar o desvio junto ao poste. O campeonato estava entregue. O Benfica conquistou a «dobradinha».

Ficha de Jogo:

3º jogo da final do playoff do Campeonato Nacional de Futsal
Pavilhão Açoreana Seguros, no Estádio da Luz
Assistência: cerca de 2800 espectadores
Árbitros: António Cardoso e Gustavo Sousa (A.F. Coimbra)

BENFICA: Bebé; Gonçalo Alves, Pedro Costa, Zé Maria e Ricardinho
Jogaram ainda: André Lima, Amandus e Rogério Vilela

SPORTING: Cristiano; Zézito, Davi, Bibi e Evandro
Jogaram ainda: Nenê, Adolfo e Edinho.

Resultado ao intervalo: 1-0

Resultado final: 1-0

Marcadores:
1-0 por Zé Maria, aos 5 minutos

Disciplina: cartão amarelo para Evandro (7m), Ricardinho (20m), Rogério Vilela (32m)

Sem comentários: